Empreendimento possui capacidade total de 147,4 kWp, o suficiente para atender cerca de 60 residências por mês 

A Brava Sport Center, localizada em Goiânia (GO), acaba de instalar uma usina solar fotovoltaica que poderá suprir cerca de 75% da energia consumida pelo empreendimento. O projeto de microgeração distribuída foi realizado pela Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, em parceria com a Ecolutions, sobre o telhado da academia.

A usina solar conta com uma capacidade total de 147,4 kWp, o suficiente para atender por mês cerca de 60 residências com consumo médio mensal de 290 Kwh. O objetivo é gerar uma economia mensal na conta de luz da academia em 70%. No total, são 440 painéis solares instalados em uma área de 1.200 m².

A Enel X participa de todas as etapas do projeto, desde o estágio de desenvolvimento da solução adequada ao cliente até a instalação dos equipamentos, e também vai monitorar remotamente o sistema e a geração de energia da usina. No sistema de microgeração distribuída, quando o consumo de energia na academia for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a Enel Distribuição Goiás, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta de luz do cliente.

Nos últimos anos no Brasil é observado um crescimento do setor de geração distribuída, modalidade que permite que empresas e residências produzam sua própria energia a partir de fontes renováveis. Em julho deste ano, dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontaram que o setor triplicou o volume de potência instalada no país nos últimos 12 meses, ultrapassando os 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica. Ainda de acordo com a Aneel, o Brasil conta com cerca de 264 mil usinas em operação, atendendo a mais de 340 mil unidades consumidoras do país.

A tecnologia solar fotovoltaica é uma grande aliada neste momento crítico do mercado mundial, pois traz economia direta ao bolso dos brasileiros, alivia o orçamento das empresas e dos governos e os protegem contra os aumentos das tarifas no País.

De imediato, sobretudo neste momento, a energia solar reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País.

A Enel X é a linha de negócios globais da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. No Brasil, a Enel X está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.