Telefones: (65) 9 8126-4082

Trata-se do LabSolar, uma parceria entre a Coelba, o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o governo baiano

O estado da Bahia acaba de inaugurar o primeiro laboratório de certificação de painéis solares do Norte e Nordeste do País. Construído no Parque Tecnológico da Bahia, o LabSolar é o resultado de uma parceria entre a Coelba, concessionária de distribuição de energia, o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o governo baiano, por meio das Secretarias de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Infraestrutura (SEINFRA).

Com investimento de R$ 4 milhões do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba, o LabSolar foi concebido para avaliar a qualidade da vida útil dos painéis solares, desenvolver pesquisas na área de geração fotovoltaica e emitir certificação dos produtos. O laboratório promoverá ainda a formação de mestres e doutores, a fim de ampliar a qualificação dos profissionais que atuam nesta área.

Outro diferencial do LabSolar é a parceria com o Lactec, um dos maiores centros de ciência e tecnologia do País, que vai apoiar o incremento de projetos e pesquisas para o setor elétrico. Uma das iniciativas previstas é o desenvolvimento de microrredes, pequenas usinas fotovoltaicas com capacidade dimensionada de acordo com as necessidades de carga de comunidades específicas. A ideia é viabilizar o fornecimento de energia elétrica para áreas distantes dos grandes centros.

Em declarações à imprensa, o gerente do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba, José Antonio Brito disse que “o crescimento da modalidade de geração distribuída, com os sistemas fotovoltaicos cada mais utilizados tanto pelas concessionárias como pelos geradores independentes, deve ser acompanhado por pesquisas e estudos, para a descoberta de formas mais eficientes de geração e para garantir o equilíbrio do sistema de distribuição energética.”

“Trata-se de um setor em pleno crescimento, pois as pessoas estão utilizando placas solares em residências e comércios e o laboratório vai prestar um serviço importante ao mercado, no sentido de certificar os fornecedores com melhor qualificação para a prestação do serviço”, ressaltou Brito.

Fechar Menu

Solicite um orçamento

Em até 24horas retornaremos.

Ou chame pelo Whatsapp

5% DESCONTO

na compra da usina solar.

BLACK FRIDAY

Atendimento pelo Whatsapp!